MERCADO DE TRABALHO:

MERCADO DE TRABALHO:
Realidades e Recomendações


Nos e-mails de um grupo, que eu participo, eu percebi uma série de fantasias e medos imobilizando as pessoas no e para o mercado de trabalho.
Antes de ler este Boletim eu recomendo que você leia atentamente outro BES, onde eu apresento um texto, sem autor conhecido, intitulado "A VIDA EM 8 LIÇÕES".
AS PESSOAS NÃO SÃO PERFEITAS.
As pessoas falham, e muito! A forma mais antiga de aprendizado chama-se, não por acaso, tentativa e erro. Mas é necessário ter humildade para reconhecer o erro e tentar mudar, para acertar numa próxima vez. Eu não sou perfeito, você também não. Mas, cada um de nós, é diferente. Aquilo, que distingue você dos demais, é uma característica procurada no mercado de trabalho?
O MUNDO NÃO É PERFEITO.
O mundo não é perfeito e não foi preparado para acolher você! Você é que tem que se adaptar ao mundo real. Vociferar contra as empresas, empresários, governantes, educadores, esconde a solução que só reside em um único lugar: você.
NÃO HÁ EMPRESA PERFEITA.
Não há empresa perfeita. Há muitas que tentam, seriamente. Cabe somente a você escolher - e ter a competência para ser o escolhido - participar de qualquer empreendimento humano, em quaisquer setores.
AS REGRAS DE RECRUTAMENTO SÃO DE QUEM RECRUTA.
Os critérios utilizados para contratar empregados, parceiros, colaboradores são de exclusiva responsabilidade de quem está recrutando. Não adianta reclamar que escolheram "fulano de tal" porque é conhecido de sicrano, ou porque tem um caso beltrano. Se você queria esta posição de trabalho, deveria ter se informado quais seriam os critérios, objetivos e subjetivos, que seriam empregados. Mesmo não tendo acesso a estes critérios, é a regra do jogo: o critério é de responsabilidade de quem está recrutando. Você se submeteu a isso, implicitamente, quando da sua inscrição. Quem não sabe para onde vai, qualquer ponto é uma tentativa de chegada.
QUAL É A SUA OFERTA AO MERCADO?
Você, para ser recrutado, precisa ter algum diferencial. Quem procura esse diferencial no mercado? Você teve pouca oportunidade de ensino formal? Então pode ser só vontade de trabalhar, muita vontade de trabalhar: muito trabalho e boa vontade.
FAÇA A SUA LIÇÃO DE CASA.
Nenhuma empresa foi preparada para você. Cabe a você verificar quais as competências que estão sendo buscadas, e demonstrar você ser possuidor destas competências. Se você não foi o escolhido, outro concorrente fez melhor a lição de casa do que você, preparou-se melhor do que você. Esse melhor preparo pode ser fruto de anos de esforços ou de simples e poucos minutos. Permaneça atento e sintonizado.
QUEM PAGA VOCÊ É O JUIZ DO SEU TRABALHO.
Quem paga você tem a expectativa de receber os seus esforços para produzir algo que ele deseja. Se você quer produzir algo diferente - que você acha melhor - converse muito bem antes, estabelecendo uma negociação. Se quem lhe paga não quer o que você produz, produza o que quem lhe paga quer, enquanto estiver recebendo por isso.
OS EMPRESÁRIOS SÃO SOMENTE PESSOAS.
Como dissemos acima, cada um de nós é diferente. Cada um de nós é de carne e osso, como qualquer ser humano. Os empresários não são deuses, e erram e podem errar como qualquer ser humano tem direito de errar; a persistência no erro pode custar a falência. Há bons e maus empresários, como em todo e qualquer segmento humano. Você escolhe o seu patrão.
OS EMPREGADOS SÃO SOMENTE PESSOAS.
Os empregados, por serem empregados, não tem maiores ou menores direitos que qualquer ser humano. Os empregados também não são deuses, e também erram; a persistência no erro pode custar o trabalho (ou emprego). Há bons e maus empregados, como em todo e qualquer segmento humano. O patrão escolhe seus empregados.
10º
AS SUAS ESCOLHAS SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE.
Aproveite todas e quaisquer oportunidades. Aquela oportunidade, quando você era criança, seus pais pediam para você estudar, e, você, emburrado num canto, respondia somente para os seus botões:
- "Eu não gosto de estudar e não vou estudar!"
Neste momento, se este for o seu caso, você fez uma escolha. Mas antes disso você já fazia escolhas. A responsabilidade das suas escolhas é sua. Se você desperdiçou oportunidades, aquelas oportunidades jamais voltarão, pois o tempo não volta. Uma oportunidade semelhante é somente semelhante, pois o tempo mudou, você mudou e as condições, obrigatoriamente, são diferentes (até podem ser melhores, mas jamais serão iguais!).
11º
O SEU TRABALHO É A SUA ESCOLHA.
Se você está trabalhando é porque você assim escolheu. Você até pode responder:
- Mas eu não tenho escolha. É isso ou ficar desempregado.
Essa foi a escolha que você fez, trabalhar, ao invés de ficar desempregado.
12º
O MERCADO E A VIDA PROCURAM SOLUÇÕES..
Você deve manter o seu foco nas soluções, exclusivamente nas soluções. As lamentações, as reclamações, as justificativas tiram o ânimo e justificam a inatividade, imobilizam. Use suas energias - todas e a qualquer tempo - para aumentar a sua preparação. Quanto mais preparado você estiver, mais oportunidades surgirão. Essa energia positiva abre portas, alavanca oportunidades.
13º
A SOLUÇÃO ESTÁ, SEMPRE, SÓ EM VOCÊ.
As suas expectativas são suas. Para realizá-las tenha o foco nas soluções. Se a realização das suas expectativas depende de outro, há que se negociar com o outro. O outro pode ou não concordar, pode concordar em parte, quase necessariamente vai solicitar algo a você. A percepção do outro, dos pedidos do outro e das necessidades do outro e sua habilidade de negociação podem ajudar você na realização das suas expectativas. Mas lembre-se: as suas expectativas são somente suas, mais ninguém veio ao mundo para realizar as suas expectativas, a não ser você. A realização das suas expectativas só pode estar dentro de você. Você pode estar preparado, ou não! A escolha é, e sempre será, sua. A responsabilidade é, e sempre será, sua.
14º
VOCÊ É O LÍDER SOLITÁRIO DA SUA VIDA!
Você pode acreditar nesta frase e assumir o controle e liderança da sua vida. Caso contrário sua vida está ao sabor dos ventos, mas isso pode não ter importância, pois para quem não sabe para onde ir, qualquer porto é um bom porto de chegada.
Postar um comentário