Diferencial a sua estratégia de sucesso

Para construir uma empresa ou uma profissão de sucesso é preciso buscar um diferencial.
Diferenciais são características competitivas que nos evidenciam em relação a outras empresas ou profissionais.
Normalmente os nossos diferenciais é que nos fazem ser lembrados, preferidos ou excluídos em momentos de escolhas e buscas por produtos ou serviços, porém se não os possuirmos acabamos nos igualando a todos, sendo mais um na multidão.
Alguns restaurantes são freqüentados por prepararem o melhor peixe, outros por terem as melhores massas, outros pelas carnes nobres, o importante é ser lembrado por alguma coisa, e também encarar o fato de que é praticamente impossível ser excelente em tudo. É preciso ter foco!
Em nossas palestras temos investido na utilização da música como metodologia de comunicação e colhendo excelentes resultados por conta disto. Existem ótimos palestrantes disponíveis no mercado, mas que fazem isto tocando algum instrumento e cantando juntamente com a platéia, criando um ambiente de descontração, participação e de fácil retenção do conteúdo, são poucos.
A diferenciação já é um assunto bastante discutido e encarado como de real importância, porém observamos que a grande dificuldade das pessoas é justamente definir quais são os seus diferenciais e como trabalhá-los para a conquista de resultados.
Vale lembrar que um produto ou serviço de qualidade, por um preço competitivo e com um bom atendimento não é um diferencial e sim obrigação de quem quer participar do jogo do mercado. Diferencial é o algo a mais, aquilo que faz com que você e sua empresa se destaque da concorrência.
Para ajudar-lhe a descobrir os seus diferenciais e colher melhores resultados com eles, daremos algumas dicas:
1 – Descubra o Diferencial: Normalmente o “seu diferencial” é algo que você gosta de fazer e tem facilidade em fazer.
2 – Invista e Desenvolva o Diferencial: Temos a tendência de investir naquilo que somos ruins, nos esquecendo de que o sucesso acontecerá naquilo que fazemos bem. É como o pai que contrata um professor particular para dar aulas de matemática para o filho que está com notas vermelhas, e esquece de reforçar a língua portuguesa onde suas notas são as melhores da sala. Este filho teria uma grande chance de ser um excelente escritor, jornalista ou apresentador pois, ele é ótimo em português, mas recebe investimento apenas onde ele é fraco.

3 – Utilize o Diferencial a Serviço do Cliente
: De nada adianta termos um ótimo diferencial se o seu cliente ou sua empresa não reconhece a sua importância. O grande desafio é buscar utilidade e valor para quem nos contrata.
4 – Divulgue os Benefícios do Diferencial: Quando vamos comprar um produto ou contratar um serviço, todos queremos saber quais vantagens teremos ao adquiri-los. Seus clientes darão maior valor ao seu diferencial e até poderão pagar mais caro na medida que entenderem quais benefícios terão com ele.
5 – Prepare-se para ser Amado e também Odiado: Como o próprio termo já diz, aquele que tem um “diferencial” normalmente é “diferente”, e embora tal característica competitiva seja bastante positiva e essencial para seu posicionamento no mercado, atraindo a atenção de uns, ela poderá soar estranha para outros. Por exemplo: Se você é um professor e o diferencial de suas aulas é prezar pelo conteúdo sólido e eficaz, porém transmitindo-o de uma maneira descontraída e participativa, isto agradará a um grande número de alunos, mas poderá não ter o mesmo efeito para aqueles que preferem um estilo formal e conservador.
No momento de explorar seu diferencial competitivo é importante ter bom senso. Se você está colhendo muito mais resultados positivos do que negativos ao utilizá-lo é porque provavelmente está no caminho certo.
Invista em seu diferencial e afine-se para o sucesso!
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