MATURIDADE EMOCIONAL


ACEITAÇÃO DE SI MESMO



Só as pessoas maduras aceitam suas limitações e concordam com a participação dos outros a fim de melhor atingirem seus objetivos.

A motivação individual determina diretamente o esforço do trabalho, a chave para motivação é a habilidade de criar um trabalho que estabeleça respostas positivas para as necessidades e metas das pessoas no trabalho.

Se um trabalho estabelece ou não um nível de motivação para uma determinada pessoa, isto só depende da disponibilidade de recompensas e seus valores percebidos.

A maioria dos empregados não tem planos claros para suas vidas e carreiros. As coisas são simplesmente deixadas acontecer. No entanto, podemos ser desafiados a tomar maiores responsabilidades na direção de suas vidas. Do mesmo modo como objetivos desafiadores podem estimular a produtividade organizacional.

Desenvolvendo habilidades, Gerentes ou não-Gerentes de todos os níveis podem ser treinados para aperfeiçoar suas habilidades na resolução de problemas, relações humanas, comunicação, tomada de decisão e controle.

Todos estamos sujeitos a mudanças, temos que estar sempre atualizando nas informações e buscando cada dia mais o aprendizado.

Aquele elemento que possui credibilidade:

·         Cumpre o que promete.

·         Faz o que diz.

Ex. Se marcar um compromisso para 5 horas, às 5 horas ele estará lá.



RESPEITO AO PRÓXIMO



As pessoas maduras não procuram explorar ninguém e também não se deixam explorar. Procuram subir pelo caminho seguro da honestidade, e não às custas dos outros.

            Os meus direito começam onde terminam os direitos do próximo, cada um merece ser avaliado de acordo com suas capacitações, se queremos respeito, assim temos que fazer primeiro.

            Cada um conquista seu espaço, se faço um trabalho bom, serei reconhecido, não preciso fazer com que o meu próximo caia para eu subir, isso é jogo sujo. Se for promovido, é lógico, sempre tem alguém para nos criticar, mas, não é por isso que iremos baixar nosso nível, temos que ser profissional e tratar as coisas com maturidade.

Quem possui receptividade / aceitação:

·         Aceita as pessoas como elas são

  • Convive com sentimentos, valores, prioridade diferente das suas

·         Não é crítico ou impaciente com os outros

Ex. Se a outra pessoa tem opinião diferente, isto, de forma alguma, é razão para conflito













ACEITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

            É o sentimento de que o individuo é pessoalmente responsável pelo sucesso de todas as atividades de que participa. É necessário acreditar na responsabilidade pessoal pela própria vida para conseguir segurança e satisfação.

            Colocarei essa aceitação como se fosse de um líder.

            Existem quatro valores maiores de um bom líder:

·               Característica do líder;

·               A natureza da organização, seus propósitos, sua estrutura, e as tarefas a realizar

·               A atitude, as necessidades e outras características pessoais dos seguidores.

·               O ambiente social, político e econômico.

Um líder precisa ter firmeza em suas decisões, precisa ser muito atento quanto às decisões quando precisar com urgência.

No entanto, há muitos graus, claro, há muitos graus de liberdade. O homem pode ter pouca liberdade porque está oprimido pelas circunstâncias. É evidente que o homem pode ter uma circunstância enormemente limitada: pode não ter recursos; pode ter pobreza; pode viver numa situação na qual faltem às coisas mais importantes, pode estar oprimido por outras pessoas, pode viver numa situação política que não lhe permita a liberdade e na qual não possa exercer sua liberdade em muitos aspectos, mas é livre. É livre, sim; a todo o momento, ainda que não possa realizar certos atos livres: uma coisa é ter liberdade e outra é ser livre. Pode-se ter a liberdade em redutos e sempre há um reduto. Sempre há a liberdade que uma pessoa pode tomar.

CONFIANÇA

            O individuo tem confiança em si mesmo e por isso não tem dificuldade em aceitar a colaboração de outros. Só os inseguros sentem a ascensão dos outros como ameaça. O individuo maduro fica satisfeito quando contribui para o progresso de outras pessoas.

No processo de relacionamento a confiança pode ser vista de duas formas:
* Que comportamentos eu tenho que geram confiança ?
* Que comportamentos eu tenho que não geram confiança?

·         Diz o que pensa e sente, sem procurar necessariamente agradar à outra parte.

  • Descreve os fatos como acontecem, sem pintar a paisagem. É muito objetivo.

·         Tem convicção sobre suas idéias, não as muda a todo o momento.

Ex. Se ele diz que gostou de sua idéia é porque, realmente, gostou mesmo.

PACIENCIA

            O individuo é paciente, isto é, procura refletir o suficiente para encontrar soluções adequadas aos problemas.

CLAREZA / ABERTURA

Quem possui clareza:

·         Não esconde o jogo; passa aos outros as informações relevantes para eles e para o relacionamento

·         "Abre-se" com os outros, toma a iniciativa do relacionamento, não se "esconde"

Ex. Se a pessoa possui clareza, ela fornece textos, informações sobre o que está sendo tratado , pois acredita na sinergia.



CAPACIDADE DE RECUPERAR O ÂNIMO.

           

            A Prova da maturidade é demonstrada pela maneira como se suporta o sofrimento. A pessoa madura não sucumbe diante dos contratempos da vida. Não lamenta o passado, reergue-se diante dos sofrimentos com animo e coragem.

            Temos que no s valorizar e que possamos estar sempre renovando nossa coragem, pois, quando diz ânimo também envolve o estado de espírito das pessoas.



SENSO DE PROPORÇÃO



            O Homem é equilibrado, sabe dosar. É capaz de trabalhar arduamente, mas também é capaz de esquecer as pressões dos negócios e desfrutar de seu laser.

            Nem sempre, as coisas excessivamente iluminadas são o que aparentemente se apresentam aos nossos olhos, não por falha deles e sim de nossas mentes que constantemente sofrem um processo de doutrinação e cuja finalidade é justamente essa, filtrar os parâmetros indispensáveis ao raciocínio lógico.

Com as Informações instantâneas via Internet, o mundo chegará chegamos num ponto em que não será mais permitido fazer historia atendendo o gosto dos vencedores ou lado a lado com as páginas da bíblia, desse modo com a atualização da histórica presenciará a inversão dos valores fazendo com que as verdades se transformem em mentiras e os boatos em Verdades Absolutas!



IMPARCIALIDADE



A pessoa madura sabe agir com imparcialidade. Ao tomar uma decisão, procura analisar os fatos, isentando ao máximo de sua subjetividade, vendo-os tais quais como são na realidade.

Uma pessoa que julga sem paixão, reto, justo, que não sacrifica a verdade ou a justiça a conveniências particularidades.



SENSO DE HUMOR



            O equilíbrio emocional possibilita Ver a vida sob ângulo mais positivo.

            A pessoa tem que ter disposição de espírito, uma dosagem certa de ânimo e responsabilidade. No ambiente de trabalho temos que saber como ter esse senso de humor, não levar tudo com brincadeira, pois se assim agirmos ninguém terá confiabilidade em nós.


Postar um comentário