Motive com reconhecimento

Não é novidade para você que, embora o dinheiro seja importante, o reconhecimento cuidadoso e pessoal pela execução primorosa de uma tarefa ou atividade está entre os recursos mais poderosos para elevar o entusiasmo, melhorar o desempenho e aumentar a retenção dos colaboradores.

Quem fala sobre isso com muita autoridade é Bob Nelson, conhecido mundialmente como um dos maiores especialistas em Inspiração e Motivação para o Trabalho. Entre seus livros de sucesso 1001 Maneiras de Premiar Seus Colaboradores se tornou referência ao mostrar que o que motiva uma pessoa a ter um desempenho brilhante não é tanto aumento de salário ou promoção, e sim certos gestos inesperados no dia-a-dia que demonstram o real reconhecimento por um trabalho bem-feito.

“Simples comportamentos diários que qualquer líder pode adotar com seus funcionários, sobretudo o elogio, são as formas de reconhecimento preferidas entre aqueles que executam um bom trabalho. O melhor elogio é feito pessoalmente, na hora, de maneira específica, sincera, positiva e proativa. Em questão de segundos, ele expressa a seguinte idéia: ‘Vi o que você fez, considero muito importante, estou grato e feliz por isso’. São poucas palavras e tanto significado”, afirma Bob Nelson.

Está claro que a motivação é muito mais forte quando o reconhecimento desperta emoção, realça um profundo sentido de valor, respeito e fornece uma história que o colaborador possa contar, talvez por muitos anos, à família, amigos e parceiros.

No entanto, é possível que alguns líderes sintam dificuldade em dar o primeiro passo para acreditar no poder do reconhecimento. Mas depois que tomam a iniciativa de fazê-lo, ele logo se estabelece como uma prática contínua, o que proporciona benefícios substanciais para a organização.

Confira algumas dicas apresentadas por Bob Nelson para reconhecer os colaboradores de maneira eficaz:

  • Enfatize o sucesso, e não o fracasso. Caso busque o que há de negativo, é provável que você não perceba os pontos positivos.

  • Promova o reconhecimento e premiação de forma aberta e pública. Eles perdem muito do impacto e propósito quando não são do conhecimento de todos.

  • Realize o reconhecimento de maneira pessoal e honesta, evitando algo muito “meloso” ou demasiadamente elaborado.

  • Certifique-se de que o reconhecimento e a premiação atendam às necessidades dos envolvidos. Dispor de muitas opções permite ao líder agradecer pelas realizações de acordo com as particularidades da situação.

  • Premie assim que possível. Os atrasos enfraquecem o impacto da maioria das premiações.

  • Faça com que as pessoas entendam por que recebem prêmios e os critérios usados para determiná-los. Esforce-se ao máximo para estabelecer uma conexão clara entre realizações e premiações.

  • Valorize os colaboradores que enaltecem os colegas por fazerem o que é melhor para a empresa. Reconheça o reconhecimento.

Se você gostou dessas dicas, Então não esqueça de que motivar sua equipe com reconhecimento e, principalmente, dizer aquele “obrigado” de um jeito especial pode fazer toda a diferença.

Cleverson Uliana
Postar um comentário