O poder nas mãos das marcas americanas

Google, Apple, Microsoft e Facebook desbancam marcas nacionais, como Petrobras, O Boticário e Vale, no ranking das 20 empresas mais influentes do País

As americanas Google, Apple, Microsoft e Facebook são as marcas mais influentes do Brasil, segundo o relatório Thought Leaders 2012, realizado pela agência de relações públicas Ideal em parceria com a consultoria britânica The Leadership Group (TLG). Entre as nacionais, Petrobras, O Boticário, Vale, Natura, Banco do Brasil, Correios e TAM são as marcas que ocupam as melhores posições no ranking que traz as 20 empresas mais poderosas do País. O estudo destaca a forte presença das estatais entre as companhias nacionais, característica praticamente inexistente em outros países pesquisados.

A confiança foi citada por 80% dos entrevistados como o principal componente para definir a influência de uma marca. Segundo o estudo, a ausência de empresas brasileiras nas primeiras posições está ligada à falhas no processo de construção da reputação das marcas e na sua capacidade de interferir nos rumos do mercado internacional.

O estudo foi feito pela primeira vez no Brasil com dados de 200 formadores de opinião divididos entre empresas (32%), governo (29%), mídia (20%) e ONGs/academia (19%). A indicação de quatro empresas do mesmo segmento como parâmetros de reputação local também é inédita na história do levantamento, que foi criado em 2007 no Reino Unido. As informações foram compiladas pelo YouGov, um dos institutos de pesquisa mais renomados da Europa, entre os meses de julho e setembro.

Confira abaixo o ranking com o estudo Thought Leaders 2012 - As Empresas Mais Influentes do Brasil:

1. Google
2. Apple
3. Microsoft
4. Facebook
5. Petrobras
6. Nestlé
7. Boticário
8. Sony
9. Visa
10. Coca-Cola
11. Volkswagen
12. Vale do Rio Doce
13. Nike
14. Natura
15. Honda
16. Banco do Brasil
17. Correios
18. Mastercard
19. TAM
20. McDonald’s
Postar um comentário