ÍNTIMOS DE DEUS




"Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor." Jeremias 9:23-24

O profeta Jeremias, em sua época, não foi popular, pois não profetizava paz, mas submissão e juízo. Ele dizia: "Submetam-se ao rei da Babilônia, senão vocês serão destruídos". Os judeus o odiavam, e por isso o prenderam e o açoitaram. Mas, seu objetivo no exercício da profecia, era chamar o povo de Israel de volta ao foco. Não podemos perder o foco, pois quem perdê-lo nos tempos difíceis de hoje pode perder a sua alma. Essa era a ênfase do profeta Jeremias.

Qual é a virtude que todos devemos ansiar? Que tipo de nobreza queremos para o nosso coração? Muitos vão dizer: "eu gostaria de ser mais honesto", "eu gostaria de ser mais verdadeiro", "eu gostaria de ser uma pessoa mais corajosa na vida", "eu gostaria de ser mais leal com meu semelhante" etc. Mas a maior virtude que nós devemos desejar não é a honestidade, a verdade ou a sinceridade; é a intimidade com Deus.

O texto de Jeremias diz que "o sábio não deve se gloriar na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas". Sendo assim, então, o que devemos buscar nessa vida? Qual é a maior atividade para se engajar? Onde devo aplicar as minhas forças e energias? Em qual sentido devo focar a minha visão? Em conhecer mais intimamente a Deus. O profeta Jeremias sabia que o Deus deseja de nós não é que primeiro busquemos ser os mais honestos, os mais íntegros ou os mais sinceros. Ele quer antes que sejamos mais amigos dEle, tenhamos mais comunhão com Ele, pois somente a partir daí seremos mais honestos, mais íntegros e mais sinceros.

Muitos homens na Bíblia se destacaram por suas virtudes. Abraão obedeceu, saiu da sua terra e foi para o lugar que Deus havia designado. Mas sua maior virtude foi ser amigo de Deus: "Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo" (Is 41:8). Moisés foi um homem corajoso em liderar milhões de pessoas na saída do povo hebreu do Egito. Mas sua maior virtude foi ser amigo de Deus: "Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo" (Êx 33:11). Davi foi um homem destemido, pois sendo jovem e desacostumado com a arte da guerra, enfrentou o gigante Golias e o matou. Mas sua maior virtude foi ser amigo de Deus: "Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração" (At 13:22).

Por isso, em outras palavras, Jeremias está dizendo que não devemos buscar glória pessoal e reconhecimento por nossas virtudes e conquistas. Não deve ser esse o nosso alvo. O nosso objetivo maior na vida deve ser ansiar por conhecer mais e melhor a Deus, desfrutar de Sua comunhão e intimidade, a fim de sermos chamados amigos de Deus!

Deus abençoe!
Ronaldo Bezerra
(Para falar com o Ronaldo envie um email para ronaldo_bezerra@hotmail.com)
Postar um comentário