Convertendo Potencial em Desempenho

As pessoas possuem um potencial ilimitado.

Todos têm intuição, bom senso e lógica. Temos tudo para desempenhar bem tanto como gerentes, quanto como executantes. Começamos a baixar nosso desempenho quando não ouvimos suficientemente nossa intuição, quando não praticamos o bom senso e quando não planejamos nossas atitudes, dentro da lógica determinada pela liberdade que possuímos.

Edmund Freedberg em seu livro ATIVAÇÃO – A Competência Básica, mostra um caminho efetivo para converter o potencial individual e corporativo em desempenho excelente. Ele nos permite reflexão e reação na busca constante de sermos cada dia melhores, consolidando-se então a fórmula: Desempenho = Habilidade x Ativação. Freedberg valoriza o indivíduo como executante autogerenciado e enaltece a missão pessoal e seu gerenciamento. Ativar significa gerenciar a autoconfiança, a autodireção e o autocompromisso.

Não existe virtualmente nenhum aspecto do sistema de gerenciamento do desempenho de qualquer organização que não tenha, como foco supremo, o controle do desempenho imediato. Desempenho imediato é o fazer. Se a execução for eficaz, a organização também o será, senão... A única pessoa que tem toda a autoridade sobre o desempenho imediato de um indivíduo é o próprio indivíduo. O gerente do desempenho imediato é o autogerente.
Temos um controle incrível sobre um poderoso recurso – nós mesmos. Quanto mais nos concentramos em gerenciar esse recurso, mais produtivos seremos. No momento em que nosso foco principal passa para outra coisa, nosso potencial como autogerente e executante é desativado.

Nunca é tarde para dar nova direção a nossas vidas. Podemos planejar nosso futuro e trabalhar por ele, ativando as nossas forças físicas, mentais e espirituais. Cada passo será uma realização, cada momento uma nova alegria, cada conquista uma nova felicidade, e você, como autogerente – premiando o seu executante – e como executante – reconhecendo seu autogerente – será um sucesso. Imagine sua glória na liderança de seu destino e no legado deixado aos que o cercam...

A cada dia, a cada instante, você comanda o espetáculo da conversão do potencial em desempenho. “Vai fundo!”

Karina Magolbo
Editora da Revista Liderança
Postar um comentário