REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Um corpo belo e esbelto é hoje em dia o objetivo de muita gente, sem dúvida alguma as pessoas magras têm menos doenças e vivem mais tempo do que as que têm excesso de peso. As imprudentes dietas ditadas pela moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural é a melhor e mais segura alternativa hoje.

Desde as dietas de elevado teor de proteínas as de baixo teor de gorduras, das dietas das fibras ou de um só alimento até combinações estranhas e refeições de leite batido. As pessoas que querem perder peso seguem uma multiplicidade de conselhos confusos.

Na maior parte dos casos esses conselhos são inofensivos muitos são tão impraticáveis ou anti-sociais que ninguém consegue segui-los durante muito tempo, mas, em alguns casos podem ser perigosos para a saúde ou até levar a pessoa a aumentar o peso.

Felizmente emagrecer não implica seguir as dietas da moda ou os padrões absurdos de alimentação. Com uma alimentação equilibrada de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.

No caso de algumas pessoas a mudança para uma alimentação de baixo teor de gorduras e açúcar obriga apenas a pequenos ajustes em seus hábitos alimentares.

Para outras, significa uma mudança radical permanente. Pode ser necessário algum tempo para que a pessoa se habitue às mudanças, mas os efeitos em termos de saúde, o aumento de vitalidade e a perda de peso constituem um poderoso incentivo para insistir, mesmo que ocorram deslizes ocasionais.

Tem pessoa que parece estar sempre de dieta. Numa semana anuncia, diz orgulhosa que perdeu cinco quilos, algumas semanas depois comenta infeliz que os recuperou.

Mas não se pode culpá-la, nem aos milhões de outras pessoas que lutam contra os quilos a mais. A culpa é de algumas dietas “boas demais para ser verdade.” As pessoas fazem dietas drásticas, que proporcionam grande perda de peso em pouco tempo, quase sempre recuperam todos os quilos perdidos. E algumas adquirem mais do que perderam diz Stephen Fareli, diretor associado do Instituto Cooper. Além disso, as versões exageradas dessas dietas não são saudáveis e podem fazer mal à saúde.

Se dissermos que temos um método para emagrecer sem passar fome e, o que é mais importante, sem comprometer a saúde e que impede a volta dos quilos perdidos, você pode até não acreditar, mas muita atenção porque vamos revolucionar o mundo da nutrição: nossa intenção é lhe convencer de que para emagrecer você deve mudar seus hábitos alimentares através da reeducação e esquecer a palavra DIETA.

Dieta da sopa, das proteínas, dos carboidratos etc. A lista de tortura dietética é imensa. A cada dia surgem mais opções para fazer você passar fome e ficar semanas de mau humor. E o que têm em comum essas dietas? Três coisas: se você as seguir ao pé da letra o que é muito difícil, perderá quilos rapidamente; elas se espalham com rapidez com o boca a boca; e são incompatíveis com a alimentação normal e diária.

Mas vamos pensar um pouco: o seu peso vai se manter igual ao abandonar a dieta? Você seria capaz de viver toda sua vida fazendo a mesma Dieta? Achamos que não.

Deixe de destruir o metabolismo e aposte em perder peso de forma saudável, natural e sem fome. Você só tem que se educar (mudar hábitos alimentares) para aprender a comer bem e riscar DIETA de seu vocabulário para sempre.

Praticamente todas as dietas atingem um único objetivo: a perda de peso. Mas no resultado final fracassam, porque os quilos perdidos voltam ao abandonar a dieta, que é substituída por uma alimentação normal e repleta de maus hábitos alimentares. Pense quantas pessoas você conhece que se submeteram a um regime restritivo durante meses, sem comer com a família e sem jantar com os amigos até alcançar o seu peso ideal.

E dessas pessoas, quantas você conhece que tenham recuperado o peso perdido? Na maioria das vezes isso ocorre logo após o sacrifício, porque tendo acabado a dieta, essas pessoas voltam à sua rotina normal, comendo errado o que sempre comiam e em quantidades exageradas, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos durante toda a sua vida.

Quando a rotina da alimentação normal volta, os quilinhos perdidos são recuperados, pois a maioria das dietas é baseada na ingestão de alimentos diuréticos e laxantes e que fazem perder líquidos rapidamente. A simples reidratação dos tecidos faz o peso aumentar e para piorar, o metabolismo se defende guardando reservas para si em caso de nova escassez de combustível. O peso pode até aumentar mais e você novamente corre em busca de nova dieta miraculosa, quando o correto seria substituir os maus pelos bons hábitos alimentares (reeducação).

As dietas fazem sucesso por um período curto e emagrece momentaneamente, ao passo que com a reeducação alimentar (mudança dos hábitos), você permanece magro por toda sua vida e o que é mais importante com muita saúde sem passar fome e comendo de tudo moderadamente.

As dietas ou regimes alimentares não funcionam porque tem que ser feita por um período curto. Você passa fome constantemente, pois a quantidade de alimentos oferecidos pelas dietas é pequeno. Além dos mais priva as pessoas dos alimentos essenciais para o organismo, prejudicando assim a sua saúde, pois nosso organismo necessita ingerir diariamente: carboidratos, gorduras e proteínas além vitaminas e minerais e quando na falta dos mesmos podemos ficar debilitados e doentes.

Outro fator que faz com que as dietas não funcione é o rigorismo no controle da quantidade de calorias a serem ingeridas, além do que é muito complicado e difícil contar as calorias de cada refeição. As dietas normalmente já vêm prontas ou relaciona os alimentos que devem ser consumidos e suas respectivas calorias, mas muita das vezes é difícil até mesmo achar o alimento indicado.

As pessoas só podem comer os alimentos/produtos escolhidos para aquela dieta e que muitas vezes não tem um bom sabor e a quantidade é insuficiente e o que é mais grave, algumas restringem alimentos essenciais ao bom funcionamento do organismo.

A maioria das dietas falha porque depois de determinado período a pessoa desiste, cansada de comer a mesma coisa todo dia, volta aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares engordando novamente.

Curiosamente, todos terminam caindo na dieta do biquíni ao chegar o verão. Mesmo que nosso senso comum nos indique a impossibilidade de conseguir emagrecer com esses métodos, é surpreendente ver gente inteligente seguindo esses regimes pela obsessão de emagrecer e poder colocar um biquíni para ir à praia com uns quilinhos a menos (mais magra e com menos saúde).

A tirania da moda nos faz acreditar que esbeltez é sinônimo de beleza e nos torna escravos do culto ao corpo, a qualquer preço. Não venda o corpo e a saúde ao diabo! Um corpo bonito é um corpo saudável.

No lugar de dietas/regimes drásticos, a ABESO, propõe a reeducação alimentar (mudança de hábitos alimentares), em que se evitam os alimentos gordurosos e dê preferência as refeições com frutas, verduras, cereais e carnes magras. Ou então depois das dietas as pessoas voltam a comer errado e engordam tudo novamente.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR (MUDANÇA DE HÁBITOS)

UMA MANEIRA NOVA PARA EMAGRECER SEM DIETAS.

UM PLANO PARA TODA VIDA.

Para emagrecer de maneira natural e descomplicada sem passar fome você teria que pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, substituindo os antigos alimentos que a fizeram engordar por outros que farão emagrecer. Como? Fazendo substituições inteligentes dos alimentos mais pelos menos calóricos.

Ao invés de fechar a boca, abra a sua mente. A melhor garantia para perder peso sem que ele volte é mudar os hábitos alimentares. Seguindo uma alimentação saudável, equilibrada, natural e de baixas calorias, fácil de fazer adequada ao seu estilo de vida e o que é mais importante, você podendo escolher seus próprios alimentos ao contrário das dietas que são impostos. Livre-se da palavra DIETA. Para emagrecer é preciso mudar a sua despensa. (Tenham em casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias exemplos: grãos, frutas, legumes e verduras, cereais etc..). Evite todo e qualquer tipo de doce.

A maioria das pessoas que conseguem se manterem durante toda a vida com um peso ideal e saudável não seguiu uma dieta especifica aprendeu a comer como gente magra. São conscientes de seu peso e se mantêm na medida desejada porque ingerem com moderação os alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realizam. Exemplo: um esportista precisa ingerir bem mais calorias do que uma pessoa sedentária, pois ambos possuem estilos de vida diferentes e gastos de energias diferentes.

O segredo é gastar toda energia consumida através dos alimentos, caso contrário irá engordar. Comeu muito? Exagerou no almoço de domingo? Espere a fome bater para se alimentar de novo, pois enquanto ela não vem ainda há energia em estoque para se gastar. Pense nisto e não coma só porque está no horário do almoço ou do jantar. Esse é o segredo para se manter magro: comer moderadamente e somente o necessário. PENSE NISTO: Coma para viver, não viva para comer.

Certamente, não vamos lhe apresentar nenhum segredo porque você já conhece: a atividade física diária, juntamente com uma alimentação de baixas calorias, são os maiores aliados para emagrecer, viver mais/melhor e com muita saúde. Evita ganho de peso com a idade e são essenciais para que seu corpo fique em perfeito funcionamento. PARA PENSAR: Vive muito quem come pouco.

POR QUE A MUDANÇA DOS MAUS PARA OS BONS HÁBITOS ALIMENTARES É IMPORTANTE PARA A SAÚDE E PERDA DE PESO.

Os hábitos alimentares saudáveis melhoram a saúde, evita várias doenças oriunda dos vícios alimentares arraigados e prejudiciais. A maioria das pessoas com excesso de peso nem se dão conta disso.

Além do mais mudando seus hábitos alimentares, você melhora sua qualidade de vida, perde peso e o que é mais importante não passa fome. Você pode comer de tudo moderadamente (nada é proibido) apenas dando preferência para aqueles alimentos mais saudáveis/naturais, menos calóricos e assim mantém peso ideal durante toda sua vida, e o que é mais importante com muita saúde.

A prisão de ventre é uma conseqüência direta dos maus hábitos alimentares, pois os intestinos, responsável pela absorção dos alimentos, precisa funcionar de duas a três vezes ao dia para não comprometer a saúde. Se o intestino não vai bem, é sintoma de que alguma coisa está errada com o organismo.

A mudança mais radical e difícil para quem adora carnes vermelhas é deixar ou reduzir seu consumo, sendo que o maior inimigo dos intestinos é o famoso churrasco de domingo.

A IMPORTÂNCIA E VANTAGENS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ( MUDANÇAS NOS HÁBITOS ) E EXERCÍCIOS:

Retarda o envelhecimento, melhora sua saúde, perde peso e não passa fome. Os alimentos indicados no site são energéticos, nutritivos e poderão ser consumidos à vontade, sem restrição de quantidades mas não abuse, todo excesso faz mal. Todos os alimentos indicados possuem poucas calorias/ gorduras e os comendo moderadamente não engorda.

Importante: Alimentos muito calóricos é que engorda e calorias em excesso é que envelhece as pessoas, pense nisso na hora de se alimentar.

COMO SE MUDA OS HÁBITOS ALIMENTARES? É SIMPLES E FÁCIL.

Faça substituições dos alimentos perigosos para a saúde por outros benéficos e saudáveis.

Os 10 Exemplos:

1. Substitua a carne vermelha pela carne branca (frango, peru etc...).

2. Substitua o açúcar refinado por frutas, adoçantes artificiais.

3. Substitua a manteiga pelo óleo de soja ou azeite de oliva.

4. Substitua doces, bombons por frutas.

5. Substitua massas por verduras e legumes.

6. Substitua refrigerantes, sucos artificiais por sucos naturais.

7. Substitua alimentos fritos pelos cozidos.

8. Substitua alimentos cozidos por crus quando possível.

9. Substitua o leite integral pelo desnatado.

10. Substitua a cerveja e outras bebidas alcoólicas pelo vinho.

Estes são apenas alguns exemplos de substituições dentre as muitas que podemos fazer para mudança de nossos hábitos alimentares, visando melhor saúde e maior qualidade de vida, sendo que o emagrecimento virá como conseqüência dessas mudanças (reedução alimentar).

HÁBITOS ALIMENTARES DOS BRASILEIROS

Existem muitos mitos em relação aos nossos hábitos alimentares. Por exemplo, será que a feijoada é um prato indigesto? E a moqueca baiana? Cada prato deve ser analisado em função dos seus ingredientes e segundo seu modo de preparo. Além disso, devemos levar em conta não apenas os almoços de domingo, mas sobretudo nossa alimentação no dia-a-dia.

TRUQUES PARA EMAGRECER SEM DIETA.

Pequenas mudanças conduzem a um corpo esbelto para toda a vida. Aprenda que comida é um prazer e que sabendo escolher bem os alimentos não engorda.

VERDE QUE TE QUERO.

Poucos vegetais superam 100 calorias por 100g. Eles possuem fibras com efeito, saciante: um prato de vegetal a cada refeição ajuda a esquecer a sensação de fome.

TEMPERE A VIDA

O tempero pode aumentar consideravelmente as calorias. Duas colheres de sopa de maionese acrescentam quase 300 calorias ao seu prato. Uma colher de molho de tomate tem 100 calorias e a mostarda 75. Portanto muito cuidado com os temperos. Saiba escolher os menos calóricos.

UM TOQUE DE ERVAS.

As gorduras dão sabor aos alimentos, mas as ervas frescas podem substituí-las com pouquíssimas calorias, além de serem boas fontes de vitaminas e minerais.

MELHOR CRU.

A digestão de alimentos crus é mais difícil, o que causa a queima de mais calorias, além de ter um efeito saciante maior. Quando possível tome sucos naturais.

MUITA ÁGUA.

Beber água durante todo dia ajuda a diminuir a fome e a acabar com as tentações. É também muito importante para evitar a desidratação durante os exercícios, seu melhor aliado para emagrecer.

USE A MATEMÁTICA.

Se você gosta de cozinhar, terá mais facilidade para emagrecer, mas precisa ter cuidado para não fazer comida de sobra. Pode comer demais para não jogar fora, procure ter em sua casa somente alimentos saudáveis e de baixas calorias. Envolva toda a família no cultivo dos bons hábitos alimentares, fica mais fácil manter uma alimentação saudável. Quando todos estão comprometidos com o peso ideal.

EVITE FRITURAS.

Esqueça a frigideira da cozinha. Sempre há uma opção mais saborosa para cozinhar sem fritar os alimentos. As frituras multiplicam as calorias. Prefira sempre os alimentos cozidos.

ÓLEOS SAUDÁVEIS.

Você não deve deixar de ingerir óleo. O que devemos fazer é escolher bem. Prefira os de origem vegetal pela ordem: azeite de oliva, de canola, de gérmen de cereais e soja.

SIGA O DITADO: Café da manhã como rei, almoço como príncipe e jante como mendigo.

Quanto melhor se alimentar pelas manhãs, menos fome vai ter durante a tarde e evitará ir para a cama com estômago cheio, retardando a digestão e o metabolismo energético e que é pior engordando.

COMA COM AMIGOS/FAMILIA.

Enquanto se fala não se pode comer. A conversação torna a refeição mais lenta e evita que você coma impulsivamente e depressa os alimentos.

A SOBREMESA AJUDA A ENGORDAR.

Evite esse mau hábito. Após as refeições sua taxa de glicose estará alta e qualquer beliscão na sobremesa, irá virar gorduras, além do mais, doce não combina com salgado.

CEDA MODERADAMENTE ÀS TENTAÇÕES DE VEZ EM QUANDO.

Sorvetes, chocolates, queijos....Cada pessoa tem uma fraqueza. Não é conveniente eliminá-la para toda a vida. É melhor quem, uma vez por mês você se dê de presente uma guloseima e que compense as calorias ingeridas com exercícios no dia seguinte. Lembre-se temos que gastar todas as calorias ingeridas, caso contrário podemos engordar.

Não pare de se mexer. Queimar calorias é fácil na academia. Mas há pequenos costumes que ajudam a perder peso. Além da sua hora no exercício diário, suba e desça escadas, passeie com o seu cachorro, cuide do jardim e vá andando fazer compras.

DICAS PARA MUDAR HÁBITOS E EMAGRECER

O VALOR CALÓRICO DOS ALIMENTOS.

Conheça as calorias dos principais alimentos, principalmente aqueles do seu dia-a-dia, pois assim poderá fazer sempre a opção por aqueles menos calóricos. Faça sempre a troca dos mais pelos menos calóricos na hora de sua refeição. Este é o grande trunfo para mudar os hábitos alimentares e emagrecer de maneira natural e com saúde. (Você não deixa de comer, não passa fome, apenas substitui os alimentos calóricos que engordam e são ruins para a saúde, pelos menos calóricos.)

MUDANÇA DE MENTALIDADE.

Lembre-se de que o objetivo é estar magro a vida toda e você não podem fazer dieta indefinidamente. Eduque sua mente e mude seus hábitos para comer bem e, assim, não ganhará peso.

MODERAÇÃO:

Os extremos não são bons, a virtude está no meio, nem por excesso de comida nem por carência. Busque equilíbrio em seu prato para conseguir equilíbrio na balança.

SACIE A FOME COM FIBRAS

Á mesa, comece sempre sua refeição com uma bela salada. Quanto mais fibra, melhor.

ADQUIRA BONS HÁBITOS.

Seja inteligente e coma com inteligência: evite a carne vermelha, coma carne branca, muita salada colorida regada com bom azeite de oliva e uma taça de vinho para acompanhar.

VARIEDADE:

O metabolismo está designado a adquirir energia dos alimentos, mas se você ingerir sempre os mesmos acabará engordando mesmo com uma salada de alface, por menos calorias que ela tenha. Compre alimentos da estação e enriqueça o seu cardápio. Você só terá a ganhar: saúde e mais anos em sua vida.

SAÚDE.

Esteja certo de que a alimentação indicada não irá prejudicar a sua saúde, ao contrário seu sistema imunológico ficará mais forte, evitando assim inúmeras doenças. Emagreça sem dieta e com saúde, essa é nossa missão e objetivo.

NÃO TENHA PRESSA, TENHA PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA.

Não se desespere ao pensar que é necessário um ano para perder 20 kg. O tempo em que você estiver emagrecendo vai lhe fazer bem e, com ele, terá a certeza de que os quilos perdidos não votarão mais. Um belo dia descobrirá sem perceber que atingiu o seu peso ideal e mudou seus hábitos alimentares.

UMA HORA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.

Faça exercícios pelos menos três vezes por semana. É imprescindível. É como uma religião, uma vez que começa, não pode abandoná-la. É para a vida toda. Quem fica parado é pedra, pense nisto. O exercício é a garantia do êxito e de seu caminho a um corpo harmonioso e definido. Para que você goste do que irá ver diante do espelho Obs: Excessos de exercícios fazem mal à saúde e envelhecem as pessoas, portanto moderação.

Um grande abraço

Prof. Itamar
Postar um comentário