Melhores Resultados


Jack Welch que é considerado um dos líderes corporativos mais competitivos da história e sob sua supervisão e da sua equipe de líderes transformaram a GE (General Electric) de um gigante manufatureiro desajeitado em uma das empresas mais ágeis do mundo, disse: “muitas vezes fui desafiado com a afirmação de que não poderia liderar uma rede de televisão se não entendo dramas e comédias. Minha resposta foi simples: também não entendo nada de turbinas ou de máquinas de lavar: entendo o funcionamento da alma humana. Isso basta para gerir qualquer negócio.”
O ser humano deve ser enxergado e valorizado. Temos que parar alguns instantes e refletir no impacto que temos nas vidas das pessoas. Agimos muitas vezes de forma tão inconsciente que não percebemos o quanto nossos comportamentos afetam o outro e a nós mesmos.
Tanto no âmbito pessoal quanto profissional, a forma com que nos comportamos faz uma enorme diferença. Pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos EUA, revelou que 15% do sucesso profissional dos entrevistados foi atribuído ao conhecimento técnico ou especializado do serviço e 85% a habilidade de lidar com pessoas.
Cada pessoa requer uma estratégia certa para que consigamos os melhores resultados, tornando fundamental para isso, entender seus comportamentos de modo a potencializar suas competências. Para isso, torna-se necessário observar, enxergar e escutar mais. As necessidades e desejos são individuais, ou seja, o que motiva um pode desmotivar outros. Existem colaboradores que precisam ser mais cobrados, enquanto outros, nem tanto.
Produtos e serviços de qualidade decorrem do compromisso pessoal e do prazer de trabalhar. A dignidade no tratamento, a abertura nas relações interpessoais, espaço para a participação e o diálogo, são fatores determinantes na medida de satisfação no trabalho e consequentemente no aumento da produtividade.
Leveza, humor, respeito e confiança constituem componentes necessários à criatividade e ao bom desempenho. Lidar com o erro de forma positiva, escutar sugestões e aprender com elas são algumas atitudes essenciais para a felicidade no trabalho.
A empatia é um aspecto que interfere no ambiente de trabalho, pois é a capacidade de compreender o outro. A verdadeira compreensão só será possível se a pessoa livrar-se de julgamentos baseados em seus próprios valores. Para compreender os motivos das pessoas é necessário colocar-se no lugar delas. Tentar penetrar em seu mundo, a fim de entendê-lo a partir de suas próprias experiências. Ter empatia é essencial para se respeitar o outro. 
Os investimentos que muitas empresas fazem no sentido do crescimento técnico e profissional desvinculado do desenvolvimento humano integral acaba por ter efeitos de curto prazo. É essencial que estes programas também trabalhem com atenção, cooperação, elogios, comunicação, reconhecimento e estímulo ao crescimento pessoal.
Atenção, elogios, generosidade, consideração e simpatia são ingredientes que provocam aumento de cooperação, repercutindo favoravelmente na execução das atividades diárias, propiciando uma melhoria nas condições de trabalho. 
O ser humano e seu trabalho não decorrem apenas de salários pagos em dia, instalações confortáveis, planos de benefícios. Respeito, gentileza e sinceridade são fatores essenciais.
A principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham. As pessoas que determinam o sucesso ou insucesso de um negócio. O sucesso das empresas é o sucesso das pessoas que as compõem.
Anderson Rocha é professor, palestrante e especialista em desenvolvimento de líderes
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