Obstáculos


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou removê-la dali. Com muito esforço e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.
Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais quando notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nos nunca entendeu: “Todo obstáculo contêm uma oportunidade para melhorarmos nossa condição”.
Essa metáfora nos faz refletir sobre os obstáculos que temos em nossa vida e nos questionar, como enfrentar cada um.
Existem pessoas que não conseguem enfrentar os obstáculos em sua vida pessoal/profissional, ou apenas ignoram, deixando que esse obstáculo em seu caminho cresça e ao invés de uma pedra que pode ser retirada com algum esforço, acaba se tornando uma montanha cada vez maior e mais difícil de enfrentar e quando tem coragem para enfrentar esse obstáculo de frente, se torna muito mais pesado.
Nós criamos limitadores para o nosso potencial, o que nos faz acreditar que não podemos enfrentar esses obstáculos, tornando o mesmo mais difícil do que é. Quantas vezes você já teve essa dificuldade em enfrentar algo em sua vida? E depois de ter encarado o obstáculo teve o sentimento de que parecia muito mais difícil do que realmente era.
Para algumas pessoas enfrentar um obstáculo é algo inspirador, por mais que pareça pesado e difícil no começo, enfrentam e se tornam cada vez mais fortes. Não enxergam dificuldades e sim uma grande oportunidade de crescimento, conhecimento e evolução.
Na PNL (Programa de Neorolinguística), acreditamos que as pessoas que controlam suas emoções e suas experiências têm capacidade de manipular estas distinções sutis de pensamento. Aprende a ampliar seu modo de pensar, e direciona da forma desejada, como no exercício físico levamos a flexibilidade ao nosso corpo.
Já imaginou um presidente de uma grande empresa, simplesmente desistir na primeira dificuldade que um obstáculo pode apresentar? Então o que diferencia essas pessoas? Com certeza é a forma como as mesmas visualizam os obstáculos que a vida lhe apresenta.
Se hoje você encontra um obstáculo onde uma voz lhe diz “não posso”, se questione “O que me impede?” Se este sentimento limitador ainda te impedir de progredir se questione “O que aconteceria se eu fizesse isso?”, esse questionamento lhe levará além das fronteiras que te limitam.
Quando imaginamos uma possibilidade, rompemos as forças que nos limitam de enfrentar os nossos obstáculos e começamos a ver as dificuldades de nossas vidas de outra forma, uma janela para enfrentar qualquer dificuldade. Influenciamos a idéia de algo concreto se tornar o resultado.
Muitas pessoas dizem “Tenho que”, “preciso” e “devo” o que vem sempre acompanhado por uma sensação de pressão. Quando usamos essas palavras, geralmente os resultados perdem o poder porque geralmente sugerem resultados que pertencem a outras pessoas. Seus verdadeiros resultados têm palavras como “realmente quero” e “posso”. As palavras que utilizamos são expressões de nossa experiência. Influenciam nossos sentimentos, potencial e capacidade de conseguir o que realmente desejamos.
Você pode transformar as suas limitações e enfrentar seus obstáculos para conquistar seus objetivos, acredite que:
  • Tem potencial para conquistar seus objetivos;
  • Busque todas as informações, exercícios e tudo o que está ao seu alcance para chegar ao seu objetivo;
  • Se imagine conquistando seu objetivo se veja feliz na sua conquista;
  • Sinta-se confiante;
  • Ponho toda sua energia e atenção no seu objetivo;
  • Comemore cada passo conquistado no caminho do seu objetivo;
  • E diga todos os dias: “eu acredito em mim mesmo”.
Karina Maria Dittrich de Melo –
Postar um comentário