Como saber se você está realmente preparado para a faculdade

Em primeiro lugar, você precisa saber que a faculdade é muito diferente da escola. Veja como saber se você está realmente preparado para esta nova fase



Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Na escola, o trabalho do professor é ensinar, porém na faculdade é o contrário: é trabalho do estudante aprender
É comum entre os estudantes achar que a faculdade não é muito diferente da escola, porém saiba que isso não é verdade. A escola é uma fase preparatória para a faculdade, enquanto a última é preparatória para o resto da sua vida. Por isso, é preciso saber se você está realmente preparado para a faculdade.



Por exemplo: se você costuma faltar muito às aulas, talvez não seja a hora de ingressar em um curso de ensino superior. Na faculdade, você pode reprovar por faltas e perder conteúdos importantes não apenas para as provas, mas também para a sua carreira.

Outra grande diferença é que na faculdade, a história é ensinada por historiadores, a biologia por cientistas e a matemática por matemáticos. Isso significa que você vai aprender com profissionais específicos da área, e não mais com professores da matéria. Isso faz com que eles normalmente sejam mais exigente do que os docentes da escola.

Na escola, o trabalho do professor é ensinar, porém na faculdade é o contrário: é trabalho do estudante aprender. Os seus professores estarão dispostos a tirar todas as suas dúvidas, mas será seu dever se aprofundar nos conteúdos aprofundados e procurá-los. Antes de ingressar numa faculdade, avalie se você está realmente preparado para tudo isso. Mas não tenha medo: o resultado será muito bom.


Postar um comentário