Por que as vezes algumas partes do nosso corpo ficam formigando?


Quem nunca estava dormindo ou tirando aquele cochilo e de repente quando acorda sua mão está formigando, isso com certeza é bastante irritante, descubra o motivo disso acontecer



O formigamento pode ser tanto de origem vascular quanto venosa
O formigamento pode ser tanto de origem vascular quanto venosa

 
As vezes quando acabamos de acordar ou quando passamos muito tempo parados, sentimos que algumas partes do nossos corpo – principalmente os braços, mãos, pernas e pés – começarem a formigar, mas por que isso acontece? Existem duas razões principais que levam ao formigamento, a primeira delas é de origem vascular a outra de origem nervosa.
Quando o formigamento é de origem vascular, isso significa que a pessoa provavelmente ficou muito tempo em uma só posição, como quando você está assistindo televisão e acaba ficando sentado sobre uma perna, ou quando está cochilando em cima de apenas um dos braços.
Os pés e as mãos são os que mais sofrem com o formigamento
Os pés e as mãos são os que mais sofrem com o formigamento
O ato de ficar sentado na perna ou em cima do braço durante certo tempo, faz com que o peso bloqueie a circulação arterial, provocando assim uma redução do fluxo de sangue na extremidade, o que acaba causando aquela sensação de formigamento. Geralmente quando isso acontece, basta uma sacudida ou um movimento brusco e o problema já está resolvido, pois isso faz o sangue volte a correr normalmente.
Já o formigamento de origem nervosa, na maioria dos casos acontece com quem tem problemas de coluna, quando há compressão da raiz nervosa. Isso causa uma redução na sensibilidade. Esse tipo de formigamento requer uma atenção maior, pois ele pode representar perigo. Ele pode significar que há algum problema cardiológico, como uma angina ou início de infarto.