Como escrever livros com os softwares livres

Por meio dos softwares livres é possível usar programas eficazes para realizar tarefas difíceis, como até mesmo escrever um livro. Veja
(Crédito: Shutterstock.com)



Veja como é possível levar o open source para as escolas

Para escrever o seu texto, existem alguns editores de texto com a mesma função que os programas comuns de edição. O XMLmind, por exemplo, permite que você crie arquivos complexos e com diversas ferramentas importantes para pesquisadores e escritores.

DocBook também está disponível para sistemas de uso livre. Ele é uma linguagem de marcação semântica criado para a escrita de documentos técnicos facilitando a criação da apresentação e desenvolvimento do conteúdo. Por ele, você pode criar arquivos HTML, Epub, PDF, etc. O XMLmind pode ajudá-lo também a criar os arquivos a serem editados pelo DocBook.

LibreOffice é um editor de textos mais simples, caso o usuário só necessite escrever algumas poucas páginas. Muito parecido com o Word, ele pode ser a solução para as pessoas que não desejam passar muito tempo aprendendo a lidar com outros softwares.

Para realizar a edição de imagens, um dos mais conhecidos softwares livres é o GIMP. Apesar de ele não permitir edições muito complexas, com o GIMP é possível realizar as tarefas necessárias para editar fotos, desenhos e imagens.

Com essas ferramentas, é possível utilizar softwares livres até para uma tarefa complexa como escrever um livro. Experimente!