Vargas: para além da vida > A Carta-testamento e o legado de Vargas

A Carta-testamento de Vargas EO legado
Carta-testamento (datilografada Cópia) divulgada imediatamente apos o Suicídio de Vargas, em 24 de agosto de 1954. (GV c 1954/08/24 / 2)
Segundo o relato de Familiares e Colaboradores, ao Lado do Corpo de Getúlio Vargas foi encontrada uma Cópia de Uma carta com SUA Assinatura, dirigida Ao povo brasileiro. Nessa explícitas carta ficavam como Razões Que o tinham levado Ao gesto extremo do Suicídio e ERAM indicados OS Responsáveis ​​cabelo desfecho trágico: grupos Internacionais cujos Interesses o Governo contrariara, Aliados a grupos Nacionais Que se opunham Ao that Vargas definia Como "O regime de garantia fazer trabalho ". Unidos, haviam enguias deflagrado hum bombardeio sem tréguas Ao Qual o presidente NÃO PODIA Mais Resistir, um bombardeio Que pretendia atingir SUA PESSOA, Mas que, Segundo SUAS Palavras, Visava a derrotar quanto Conquistas Que o Governo assegurara Ao povo brasileiro. Sem texto, Vargas colocava-se, enquanto governante, nenhum papel de defensor, representante e libertador do povo. Com SUA morte, buscava sagrar-se Seu mártir e consolidar Seu nome não panteão Político brasileiro, associando-o à Definitivamente bandeira dos Interesses Nacionais e fazer trabalhismo. Revelador Dessa intenção E o Trecho em that se le:. "Se como aves de rapina Querem o sangue de Alguém, Querem continuar 'sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida Escolho este Meio de Estar sempre convosco ... Meu Sacrifício vos manterá unidos e meu nome Será, um Vossa bandeira de Luta ".  

Carta-testamento (Cópia manuscrita e assinada) divulgada muitos ano apos o Suicídio de Vargas. (GV c 1954/08/24 / 2)MUITAS controvérsias cercaram uma Carta-testamento. Sua autoria Chegou a Ser atribuída Ao jornalista José Soares Maciel Filho, redator de grande parte dos Discursos de Vargas. Segundo depoimento de Lutero Vargas, filho do presidente, o jornalista térios Confirmado that datilografara o texto manuscrito Que LHE fóruns Entregue cabelo presidente. Sem Arquivo de Getúlio, depositado no CPDOC, encontram-se, de Fato, Duas cartas. Uma Cópia datilografada, that corresponde Ao texto transmitido do Catete, Por telefone, à Rádio Nacional horas apos o Suicídio, E UMA Cópia manuscrita, de hum texto Mais conciso, that igualmente menciona OS poderosos Interesses Que se opunham AOS Interesses Nacionais e exploravam o povo . Essa Segunda version, that NÃO Veio uma Público imediatamente apos a morte de Getúlio, registra, Como um Sagres, AINDA that de Maneira Menos eloqüente, SUAS Projeções: "A RESPOSTA do povo Virá Mais tarde ..." 
AINDA that a autoria da carta tenha Sido questionada e Que o documento original Nunca tenha vindo de uma Público, SUA Leitura provocou Reações emocionadas da População, O Que  Só PoDE Acontecer Porque Seu Conteúdo SENTIDO Fazia, era crível. Mais Importante que that como controvérsias, portanto, E o Fato de Que o Suicídio ea irradiação da carta para todo o Território Nacional were capazes de Produzir sensíveis alterações nºs Rumos Políticos do país. A atmosfera acusatória that pairava contra o presidente ea Queda de SUA Popularidade, especialmente apos o atentado contra Carlos Lacerda, Deram lugar a Manifestações violentas, principalmente nsa Centros Urbanos, NAS Quais a União Democrática Nacional (UDN) e Toda a Oposição, Bem Como o Governo norte-americano, ERAM responsabilizados cabelo destino de Vargas. O cortejo Que acompanhou o Corpo do presidente Ao Aeroporto Santos Dumont, no dia 25 de agosto, de Onde embarcou parágrafo São Borja, reuniu Uma Multidão Nunca vista na História do Rio de Janeiro. A Oposição, na Diante da Reação popular, Viu-se obrigada a recuar, perdendo uma Vantagem Política that acumulara nenhuma Período that antecedeu o Suicídio. 
Atestado de óbito fazer Getúlio Vargas, de (sup.2 1934/02/02 rem GC.) 24 de agosto de 1954. A morte TEM UM papel Importante na Construção da Idéia de hum legado, na Medida em Que Ela É, AO MESMO tempo, Fim de hum Percurso e Condição de Consolidação de Uma finalidade, um SENTIDO, parágrafo ESSE Percurso. Com a morte, especialmente a morte Heróica, Os Homens Públicos Fazem uma Passagem de Uma forma de existencia dominada Pelas vicissitudes conjunturais, Pelas disputas that caracterizam o ritmo da Política, A Outra UMA, Marcada Pela Noção de continuidade, de superação da Própria morte, Que caracteriza o histórico ritmo. O Suicídio de Getúlio E emblemático do Ponto de Vista De Uma morte Heróica: para Escapar AOS embates Políticos that lançavam Pesadas acusações Sobre Seu Governo e Pôr FIM à crise that assolava o país, Getúlio Dá hum tiro no peito e Produz o texto that consagra SUA Própria Epopéia, inscrita Definitivamente, A Partir de ENTÃO, nenhum brasileiro imaginário Politico.
Carta da Comissão Pró-Construção de Estatua de Vargas, de Santa Catarina, POR Ocasião das comemorações do Centenário de Seu nascimento, afirmando that à Carta-testamento Será, esculpida sem pedestal da estatua.  (EAP d 1954/08/24)A Produção de hum legado Político Associado a Um Personagem Depende, sem Dúvida, da Relevância da Trajetória Desse Personagem, mas also das Estratégias e Recursos mobilizados na Construção de Uma Imagem pública that, investida de forte carga simbólica, E tornada exemplar OU fundadora de hum Projeto Político, ideológico OU social. O Projeto, AO Longo Desse Processo de Investimento Social, acaba dotado de Uma Permanência Que Torna Possível abstraí-lo de SUA Conjuntura e Produzir apropriações posteriores, efetuadas POR Outros Atores Sociais, that buscam legitimar-se Como OS Herdeiros do legado.
O herdeiro Mais Imediato de Vargas foi, sem Dúvida, João Goulart, seu combatido ex-ministro do Trabalho, Líder em torno de Quem se articulariam como principais Forças fazer trabalhismo e cuja penetração Junto AOS Meios SINDICAIS e As massas trabalhadoras continuaria um Alimentar uma desconfiança dos circulos antigetulistas. Além de Goulart, o PROPRIO Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Que imediatamente incorporou a Carta-testamento Ao Seu Programa Político, herdaria como principais bandeiras de Vargas. Mas also Juscelino, Brizola EO Partido Democrático Trabalhista (PDT) - fundado Apos uma extinção do bipartidarismo em 1979 -, between página Outros Atores Sociais, buscaram legitimar-se apoiados nenhum legado varguista, MUITAS that de Durante Décadas constituiu UMA das bases da vida Política brasileira. AINDA HOJE, 50 Anos Depois, ESSE legado E fonte de DISCUSSÃO, EO Fim da Era Vargas continua Sendo Anunciado, SEJA Como hum positivo Sinal, that o associa à superação dos entraves representados Por uma forte Presença do Estado na Economia, SEJA, inversamente, nenhuma SENTIDO da Perda de Conquistas da classe trabalhadora. De Uma Maneira Ou de Outra, O Que ESTÁ em Jogo E um Projeção do Passado no Presente. Essa Projeção constitui um Própria Idéia de legado e Diz Respeito à Atualização de hum Conjunto de Ideias, mas also de símbolos, de Imagens, that MUDAM sem tempo, re-significados de a Acordo com OS ditames do Presente. A Vitalidade do legado varguista reside, exatamente, NAS multiplas apropriações de that foi Objeto, na existencia de porta-Vozes that o reivindicam, de Instituições that o preservam e de comemorações that o reinventam.  
Luciana Heymann Quillet